2006/05/21

Maputo "by moto"

Esta fotografia é de 1988 e foi tirada pelo Kok Nam. Eu e o Sérgio Santimano, na moto dele, então fotógrafo da AIM e que me acolheu em casa durante uma viagem que eu fiz a Maputo para fazer a cobertura de uma reunião dos cinco chefes de estado dos PALOP's.

Como todas as viagens que elementos do África faziam esta também foi difícil. E sempre pela mesma razão: não havia dinheiro para as despesas, nem sequer para o alojamento.

Nesse já longíncuo ano de 1988 fui, todavia, recebido com galhardia pelo Sérgio e por todos os colegas da AIM, então dirigida pelo Carlos Cardoso, um verdadeiro militante do jornalismo "engajado", um líder nato que, também sem recursos, conseguia manter em funcionamento uma das poucas agências de notícias africanas.

A propósito desta viagem recordo-me de um incidente que o tempo ajudou a lembrar com um sorriso, mas que, na altura foi doloroso. Para sair do aeroporto do Maputo era necessário pagar uma taxa de uns quantos dólares - que eu não tinha. Os meus amigos já se tinham ido embora e eu estava rodeado de gente desconhecida. Com a coragem reforçada dirigi-me a um "senhor"compatriota a quem disse quem era e expliquei o meu problema. O "senhor" tratou-me como a um mendigo, emprestou-me a quantia necessária, frisando muito bem que a queria devolvida no dia seguinte no seu escritório.

Assim foi feito.

Este "África" teve muitas destas estórias.

Ao fim de alguns meses voltei a este blogue para recordar uma amizade - o Sérgio Santimano, que continua a viver entre a Suécia e Moçambique, com a sua mulher, Eva, de quem guardo as mais gratas recordações pela simpatia com que me recebeu em sua casa, sem me conhecer.

O Sérgio passou recentemente por Lisboa, tem uma exposição no Porto e um programa de televisão da RTP África, o "Latitudes" fez com ele uma reportagem que há-de ser exibida um dia destes.

Durante a sua passagem por Lisboa falámos daquela minha viagem ao Maputo e, gentilmente, mandou-me a fotografia que a ficou a assinalar. Aqui fica ela.

2 comentários:

Mike disse...

Maningue nice!!
... mas gostava de ver uma foto tua num chapa :)) ... daqueles apinhados!

Abs

Domingos da Silva disse...

Que lindo!
Saudade do tempo que passou!
Gostaria de ter o seu email, para perguntar algo importante!
Um abraco da parte mais setentrinal da Europa!
Domingosdidi@gmail.com