2007/08/21

Kuito Kuanavale - a cidade ( A História "feita pelo "África")


Esta imagem é a mais representativa do Kuito-Kuanavale, uma pequena povoação com meia dúzia de casas e dois reservatórios de água para abastecer essa meia dúzia de habitações de comerciantes que, nos tempos coloniais, viviam da permuta: recebiam milho e outros cereais em troca de produtos manufacturados.

Durante muitos meses, este local ermo foi referido na comunicação internacional como a cidade do Kuito-Kuanavale - o lugar de todas as regrefas entre as tropas cubanas e sul-africanas, que actuavam, respectivamente, em nome do MPLA e da UNITA.

Na imagem da direita, estou eu a passar para o outro lado de uma ponte improvisada entre um dos rios. Atrás, reconhecem-se o António Gonçalves, a Jill Jollife e um jovem do Centro de Imprensa que levou para a viagem uma câmara amadora. A foto, tal como a outra é da Ana Consolado. No regressso, em fuga, já que os sul-africanos nos fustigaram com os canhões G-5, o Patrick Reina deixou cair todo o seu equipamento ao rio, o correspondente da China vomitou-se todo e o major que nos acompanhou foi o primeiro a refugiar-se no blindado














Para aqui chegarmos aqui utilizámos os mais diversos transportes. Como esse blindado aí em cima. E descobrimos o que era um exército camuflado nas matas.

Utilizámos igualmente o helicóptero, escoltado popr um MI 8, bonito a sério .

No regresso ao Kuito, utilizámos o Casa para, em voos de "espiral da morte" fazermos a viagem até Cuemba, a poucos quilómetros do Munhango, onde Savimbi mantinha resistência.

No aeroporto do Kuito, onde passámos algumas horas, assistimos ao levantar e aterra de vários aviões, de grande e médio porte, para transporte, quer de material, que de homens, todos fazendo a espiral da morte







Sem comentários: