2005/07/22

Financiamentos II

Manhã cedo, releio o que escrevi ontem e não resisto a acrescentar algumas coisas: aquilo que Carlos Veiga, com evidente má fé, considerou ser passível de crime de peculato atribuível a Pedro Pires é nada comparado com os honorários que ele cobrava do Estado de Cabo Verde na altura de partido único, usando como pressão a possibilidade de fazer oposição - coisa a que nunca se atreveu de forma directa, antes da introdução do sistema pluripartidário.
O medo era a sua atitude de todos os dias, medo de perder as fontes de rendimento, que lhe vinham de um Estado pobre, a lutar para sair do mais miserável subdesenvolvimento.
E já agora, o tal financiamento, mesmo com as contas erradas, foi uma gota de água no imenso oceano das despesas de um jornal que fechou sem dever nada a ninguém. Outros colaboraram muito mais que Cabo Verde.
Para acabar este capítulo: não deixa de ser notável que Pedro Pires, acossado por todos os lados, tenha afirmado no Verão de 91 que não estava arrependido do apoio que tinha dado ao "África". É que ele entendeu que sem aquele jornal o seu país não teria alcançado a notoriedade que alcançou no concerto das nações. Ele sabe, seguramente, que o que lá se escrevia era verdade, mesmo quando se entrava na crítica de posições pessoais.
É verdade: naqueles tempos de partido único o "África" atrevia-se à crítica a que a chamada oposição ao regime fugia por medo não se sabe bem de quê.
A afirmação de Pedro Pires - que muito me honra - também terá a ver com as conclusões que ele tirou sobre a relação custo/benefícios. Depois dele - já com Carlos Veiga - o país entrou no apagão global do terceiro mundo e nunca mais teve brilho.
Pelo contrário: os fundamentos de um Estado idóneo, cumpridor, respeitador das regras, foram profundamente abalados por uma onda de neo-liberalismo irresponsável, que permitiu o aparecimento de fortunas suspeitas e de um abismo ainda maior entre ricos e pobres.

1 comentário:

Anónimo disse...

susane
hola
tu blog es muy interressant y riche.bravo
buena suerte

Refinanciacion Credito