2005/08/30

As Mudanças

Os dois primeiros números do "África Jornal" tinham na ficha técnica Xavier de Figueiredo como director. A partir do terceiro número passou a aparecer igualmente o meu nome - como director-adjunto. Por várias razões, a mais ponderosa das quais era o facto de, estando em Cabo Verde e em contacto muito estreito com as diversas realidades africanas, não fazia sentido que o meu envolvimento não correspondesse à atribuição de responsabilidades públicas.

Esta dupla manteve-se até ao décimo terceiro número, altura em que o Xavier, por razões dele, decidiu abandonar o projecto.

Durante o primeiro ano passaram pelas páginas do jornal gente de todos os quadrantes. Entre os jornalistas mais assíduos contam-se os de Mário Crespo, Jaime Antunes, Solano de Almeida, Fernando Magalhães, Fernando Alves, João Van Dunem. Entre as colaborações destacam-se as de Gomes Vital (Renato Cardoso), Vitor Sá Machado, Miguel Anacoreta Correia, entre outras.

A partir do 14º número assumi a direcção e nomeei como chefe de redacção o João Van Dunem. Para as pessoas que me conheciam eram só surpresas: primeiro, estranharam que eu me tivesse aliado ao Xavier, já, que ideologicamente, tínhamos poucas ou nenhumas afinididades, além de que ele mantinha ligações com gente da UNITA, nomeadamente com Savimbi.

Com o João, que eu conhecia mal, a questão era outra: irmão de José Van Dunem, o João, tendo o MPLA como referência, estava do outro lado, já que eu sempre me afirmei como anti-nitista.

Todavia, nada disso impediu que coinstruíssemos uma forte relação de amizade e, durante alguns anos - até ele ir para a BBC em Londres - tivessemos aguentado um projecto que todos os dias parecia que ia desabar

Sem comentários: