2005/09/25

A Sobrevivência

Pelo que atrás fica narrado está claro o cenário: o jornal "África" funcionava numa aflição só. A mim cabia-me a responsabilidade de o dirigir, pagá-lo e - já agora - lê-lo.
As receitas eram provenientes da publicidade, mas as agências não arriscavam no " África". Houve até um caso com uma das grandes agências da altura e que geria a conta de publicidade de uma empresa que nos apoiava com alguma consistência. Pura e simplesmente, a agência não nos pagava.
Mandei para contencioso, tribunal, essas coisas. O pessoal chamou-me louco, mas eles pagaram para não perderem a confiança do mercado. É verdade que nunca mais nos mandaram um anúncio. Nesse domínio, a conspiração também era aberta.
Para além da publicidade que íamos conseguindo com o estratagema dos cadernos especiais sobre isto, sobre aquilo - uma maneira de nos enquadrarmos na onda medíocre dos gestores nacionais, havia um acordo com Cabo Verde, já descrito e um outro, muito periclitante, que funcionava umas vezes e outras não, com Angola.
Um parêntesis para voltar a dizer a Carlos Veiga e aos seus brilhantes conselheiros que os apoios cabo-verdianos não passaram de uma gota de água.
Os verdadeiros apoios vinham de Angola, mas sempre de modo a que não nos deixavam respirar. Eram sempre para pagar o passivo. Em sete anos de actividade, o "África" nunca teve a mínima possibilidade de investir, de planear o que quer que fosse.
Uma pequena estória a este propósito: a certa altura eu precisava de falar urgentemente com uma das pessoas que geria este apoio e mandei-lhe uma mensagem por uma amigia que foi a Luanda. Resposta: "não me importo de falar com o teu amigo, se dormires comigo..."
Consegui, por causa desta canalhice sem nome, mudar o interlocutor, mas as respostas eram sempre pouco claras, ou não existiam.
Finalmente, em 1991 depois de longas conversas com alguns responsáveis angolanos, foi-me "imposta" a ideia de transformar o "África" numa revista especialmente dirigida à comunidade angolana em Portugal.
Resisti à ideia, mas percebi a intenção. Desse modo anulavam o carácter marcadamente independente do Jornal e sujeitavam-nos a uma dependência clara.
Todavia, em desespero de causa( havia as pessoas...) acabei por aceitar a ideia, mas, mesmo assim, os tais apoios seguros nunca chegaram. Até que, em Maio daquele ano, telefonei para Luanda, dizendo: ou se concretizavam os projectos, ou eu fechava o jornal.
Do lado de lá voltaram as promessas, mas no dia 31 de Maio o jornal fechou mesmo.
Antes disso liquidei todas as dívidas existentes. Apenas fiquei a dever alguns impostos ao Estado, na esperança de que o trespasse das instalações permitisse liquidá-los.
Mais uma vez fui apelidado de louco. Ninguém fazia isso. As empresas, quando fechavam pagavam ao Estado e ficavam a dever aos fornecedores.
Ainda me lembro do diálogo com o dr. Rudolfo Crespo, então gestor da Imprinter, a Gráfica onde o "África " era impresso.
"Oh! Leston, você está a dizer-me que vem fazer contas para fechar o jornal?... Nunca na minha vida tal aconteceu...Sempre que alguém fecha um jornal, esquece-se de nos pagar..."
O resultado foi que, de repente, corri o risco de ficar sem casa e aquelas coisas todas que fazem parte da nossa vida e que sempre custam a ganhar a quem tem de trabalhar.
Instalou-se a crise do Cavaco e as instalações, cujo trespasse valia na altura 10 mil contos, acabaram por ser passadas a troco do pagamento das dívidas ao Estado e à Segurança Social.
E agora que a estória dos financiamentos está contada e já se sabem as razões por que fechou o África, vou abri espaço para falar das coisas que fizémos, das pessoas que por lá passaram. Vão ver que há razões de sobra para ter saudades daquele projecto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Yahoo aims to be the interactive studio of the future
NY TIMES NEWS SERVICE , NEW YORK Sunday, Sep 25, 2005,Page 12 As Discovery orbited the Earth early last month, millions of people visited Yahoo, which runs the most popular news site on the Internet, to see the ...
Hey,

You have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a stun gun pen site. It pretty much covers stun gun pen related stuff.

Come and check it out if you get time :-)